Monday, March 19, 2007

O que é o "tagging"?

Podemos definir, de uma maneira muito simples, Tagging como o processo através do qual se criam "marcadores" (tag's) na Web. Essas tag's são uma espécie de palavras-chave que utilizamos para permitir o fácil acesso a determinados conteúdos (como sites, blogs, imagens, vídeos, etc.) que consideramos interessantes, ou que voltaremos a visitar, enquanto navegamos na Web.

Por exemplo, se encontrassemos um blog desportivo interessante na Net, poderiamos marcá-lo com a tag "Desporto", "Futebol" ou qualquer uma ao nosso gosto, que mais tarde seria útil para se visitar de maneira rápida e fácil esse mesmo blog.


No fundo, tagging não é mais do que uma funcionalidade da Web 2.0 que vem tornar a Internet ainda mais sedutora e user friendly.

Monday, March 12, 2007

O que é a Web 2.0?

Web 2.0 é o termo utilizado para definir a segunda geração da World Wide Web, caracterizada pela grande colaboração e partilha de dados entre os utilizadores da Internet. Trata-se de um conceito de difícil definição - pelo facto de ainda se encontrar em construção (como quase tudo na Web) - mas, de um modo geral, podemos dizer que é uma forma melhorada da World Wide Web, cujo objectivo principal é tornar o ambiente online mais "sedutor" e apelativo, na medida em que os utilizadores passam a poder colaborar na organização de informações na Net e a estabelecer contacto com outros utilizadores online.



A grande vantagem da Web 2.0 é justamente o facto de dar maior preponderância aos utilizadores da Net, que se tornam fundamentais na criação de determinados conteúdos em sites da Web, podendo, entre muitas outras possibilidades, alterar (corrigir) as informações fornecidas por outros utilizadores ou classificá-las, conforme os seus critérios.

Um bom exemplo de sites que utilizam a web 2.0 é a Wikipedia. De facto, os utilizadores deste site podem interagir com os outros, fornecendo informações, corrigindo-as ou dando origem a conteúdos totalmente novos. Do mesmo modo, serviços como o MSN Messenger entram na definição da Web 2.0, pelo facto de permitirem que diferentes utilizadores da Net comuniquem entre sí.

Para quem deseje mais informações, deixo aqui um conjunto de links que se referem ao impacto que a Web 2.0 teve, tem e terá no "universo" da World Wide Web.