Friday, November 30, 2007

Carlos César Cunha

Em entrevista com o músico, falamos do seu novo CD, da sua infância, da formação que recebeu, do estado da música em Portugal e ainda dos seus futuros projectos, no âmbito da música erudita.





Nascido em 1974, Carlos César Cunha é, porventura, um dos mais prestigiados interpretantes de música erudita em Portugal. O seu álbum, “Dois Mundos”, foi recentemente lançado e nele são abordados dois períodos da música erudita: o barroco e o contemporâneo. “Quase todos os CD’s que há de música erudita estão no formato de recital. (…) Eu tentei fazer uma coisa diferente. Tentei centrar a temática do CD em duas grandes épocas: a barroca e a contemporânea.” – afirmou o músico.

Desde Scarlatti e Bach, até Bognanovic e Gerald Garcia, são vários os compositores que Carlos César Cunha interpreta na guitarra clássica. “Tentei abordar sensibilidades diferentes” – diz o músico, explicando o porquê de ter escolhido interpretar compositores que, mesmo representando períodos idênticos, apresentam características tão variadas e distintas entre si.

Segundo classificado do concurso “RDP – Jovens Músicos”, em 1995, vencedor do “Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto”, em 1996, e vencedor do festival de Llangollen, no País de Gales, Carlos César Cunha interpretou ainda temas de dois compositores portugueses – Carlos Seixas e a Lopes Garcia. “São autores a quem devemos muito, porque deixaram uma obra escrita muito importante” – assegurou ao JPN.

No comments: